O desfralde do Davi
Houve um dia, por volta dos 2 anos de idade que ele quis fazer xixi no vaso infantil. Sentava, nada. Estava ansioso. Bebeu, bebeu água. Quando deu a vontade fez ali. Ficou maravilhado. Nunca mais quis. Não falou no assunto e reagia mal quando sugerimos que ele seguisse usando o vaso.
Irmãozinho pequeno, muitas mudanças na rotina, Davi não queria sequer ficar sem fralda. Isso durou dos 2 aos 3 anos. Faltando ainda uns meses pro aniversário de 3 anos ele disse espontaneamente: quando eu fizer 3 anos eu vou fazer xixi no vaso. Quanto mais próximo do aniversário, mais ele repetia que só ia fazer xixi no vaso quando tivesse o meu tamanho.
Qualquer dessas previsões dele nós apoiávamos.
No dia do aniversário ele ficou bem feliz. Veio um amiguinho em nossa casa, foi um dia bem legal. Mas no meio da realização de estar fazendo os 3 anos ele me diz com expressão chateada: "mas mamãe... eu nao quero fazer xixi no vaso". Mantenho que ele fará quando quiser e ele diz que só quando estiver no meu tamanho.
Uma semana depois do aniversário ele pediu pra ficar apenas com a calça, sem fralda. Vasou rápido. Estávamos fora de casa e eu pedi que continuássemos na nossa casa, no dia seguinte. Ao chegarmos eu o lembrei do pedido que havia feito e propus continiidsde. Ele quis. Nesse dia, de 4 xixis, 3 vasaram. Só incentivamos. Dissemos que era assim mesmo, que ele estava aprendendo, que estava se conhecendo melhor. No dia seguinte vasou apenas 1 e depois, no outro, nenhum. E passaram uns dias com 1 ou 2 esapes e a maioria dos dias com todos os avisos.
Passou pouco mais de 1 semana e não queria dormir de fralda. Como tínhamos até ali um histórico de 100% de fraldas molhadas pela manhã e, nos últimos dias até vazadas de tão molhadas, sugeri que ainda não era o momento. Passei o dia refletindo, preparei o colchão dele e esperei o pedido se repetir. Batata! Quando ele pediu eu expliquei as possibilidades daquela escolha: desde o sucesso até o sono extremo e descofortos e trocas e tal. Ok, ele quis. Estávamos prontos pra ir resolver tudo. Deixamos o colchão do berço ja com lençol novinho. E surpreendentemente essa a 1a noite que ele acordou seco.
A noite seguinte vasou. Familia inteira madrugando. E foi a última. Todas as seguintes foram noites secas.
Ele as vezes percebe que quer fazer xixi muito em cima da hora. Precisamos ser rápidos, e mesmo sendo as vezes tem um pequeno escape. Já de noite, houve depois momentos pontuais de xixi na cama: saída pra viagem, retorno de viagem e mais um que não lembro nada específico.
Estamos com ele na jornada. É bem bonito.