Estamos em época de Natal e, para minha surpresa, no ano passado meu filho mais velho disse que sentia falta da fantasia de acreditar em papai noel. Desde então temos uma rotina de sinos, surpresas, presentes que aparecem debaixo de uma árvore.
Ele queria brincar de papai noel. Fazemos. Mas ele cada vez mais se enlaça na fantasia e parece em dúvida se há ou não o "bom velhinho". Fica visível a sua desconfiança quando diz: "supostamente foi o papai noel". Supostamente! Mas ele bambeia: "mae, como é que o papai noel entrega presente no mundo inteiro num único dia?" Ou ainda: "não escrevi cartinha porque não precisava. Quando o papai noel viu a nossa casa e a árvore ele já sabia que ia deixar presente pra gente ali debaixo".
Eu tenho pensado no meu "papai noel". Muito cedo me tornei crente nas forças sobrenaturais. Era espiritualista pela via da ayahuasca. Nessa época me aproximei do catolicismo já que estudava em colégio católico. Quando me decepcionoei, um bom tempo depois, estive num grupo de meditação e emanava boas energias para o planeta visualizando cores excipientes dessas forças. Mais um pouco virei umbandista. Sentia a força das entidades e me perguntava se meu corpo receberia alguma algum dia, sempre bem preocupada em não ser uma farça para mim mesma. E fui desencantando. Os seres humanos são terrenos demais para um mundo espiritual tão rico. A filosofia também me encantou e tendi ao agnosticismo. Depois o ateísmo. E retomei o agnosticismo tem um tempo, tendendo ao ateísmo.
O agnosticismo vem de uma estranheza, uma observância dos mistérios que nos cercam. Eu ainda consigo dizer que é coincidência ou alguma forma de comunicação entre inconscientes o fato de a gente pensar em alguém e essa pessoa nos ligar ou a gente precisar de algo e o universo aparentemente conspirar a nosso favor. Mas teve uma coincidência forte demais na minha vida que me balança e não tenho nem resposta nem pergunta que dê conta de explicar o que me aconteceu. Coincidências são mesmo inquietantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário