quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Mãezinha

Mãezinha é o nome que te dão após a maternidade.
A galera que tá pra frentex reclama. Elas têm razão.
Mãezinha poderia ser um nome carinhoso. As vezes até acho que é. Mas na maioria das vezes é pra nos desmerecer, desconsiderar, nos dobrar.
Faz uma semana que estou no hospital. Meu nome é mãezinha.
Onde estou são 18 leitos. São 18 mãezinhas com seus filhos.

O guia da mãezinha

A pessoa curinga, qualquer, despersonalizada. Mãezinha facilita, não precisa saber nome de ninguém. Você entra com seu bom dia protocolar, faz seu trabalho também como é todo santo dia. Mais um paciente, desses que vem e vão, mais uma acompanhante: a mãezinha.

A irresponsável. Aquela que tá dando trabalho indevidamente. Pedindo pra explicar procedimentos, reclamou de alguma coisa que é feita sempre. Você olha pra ela e diz: "mãezinha, tem certeza que você vai x,y,z. Sendo que x,y,z não é o pedido. Ela quer entender, participar do projeto.

A bobinha. Aquela que vai acreditar que não sabe de nada, afinal é mãe de primeira viagem, nao tem experiência nenhuma. Precisa de ensinamentos básicos e dicas preciosas. Se você for essa mãezinha, se liga! Você pode até estar mesmo aprendendo, mas você sente, você sabe muita coisa. Cuidar do seu filho tem a ver com o que você acredita como cuidado e bem. Não creia ser bobinha não, se empore!

A coitadinha. Essa é aquela que está passando por maus bocados, muitas vezes sozinha. E aí, no meio das lágrimas, tem o consolo as vezes ate amoroso: "Não fica assim não, mãezinha", as vezes seguido de um "vai passar". É verdade... antes esse afeto desafetado que nenhum. Mas na verdade a gente precisa de abraço, de colo, de cuidado. A gente precisa ser ouvida, acolhida, nunca calada. A maternidade é mesmo um pouco dura, mas tem inúmeras belezas. E tem amor, amor e amor.

Não chama de mãezinha, não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário